JEAN NOTICIAS Seduc entrega 15 ginásios no Agreste, em três anos de gestão de Luciano Barbosa


Entre licitações, reformas e construções, 15 espaços esportivos beneficiam estudantes e comunidade local

Desde 2015, ano do início da gestão do governador Renan Filho, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem trabalhado constantemente para fornecer uma educação de qualidade para os estudantes da rede pública estadual. Além dos programas voltados para área pedagógica, a pasta tem investido em um material integrador muito importante: os ginásios.
Em três anos, o número de ginásios na rede estadual triplicou. Uma das áreas bastantes beneficiadas durante este processo foi o Agreste alagoano. Entre licitações, reformas e construções, 15 ginásios beneficiam os estudantes, além da comunidade da região.
Entre eles estão as entregas nas escolas Pedro Reis, Padre Jeferson, Izaura Antônia de Lisboa, todos em Arapiraca, do ginásio Deputado Gilvan Barros, em Girau do Ponciano,
além das reformas de ginásios nas unidades Maria de Lourdes (Batalha), Maria Avelina do Carmo (Traipu), entre outros.
Além disso, Arapiraca também é beneficiada com a conclusão da reforma do ginásio da Escola Estadual Quintella Cavalcanti – com uma estrutura comparável aos melhores ginásios do país – e a construção do ginásio da Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premen), enquanto, em Lagoa da Canoa, começarão em breve as obras do ginásio da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição.
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, explica que os espaços para as práticas esportivas são de extrema importância para a socialização e integração dos alunos e a comunidade.
“Os estudantes podem realizar mais do que as práticas esportivas nos ginásios. No local, podem ocorrer eventos como apresentações culturais, festas da comunidade, e feira de ciências”, explica o titular da pasta da Educação estadual.
O secretário Luciano Barbosa reafirma ainda o compromisso para a construção de novos espaços, destacando que, de acordo com a determinação do governador Renan Filho, “Toda a escola que tiver um terreno adequado, construiremos um ginásio”.
Para Eliete Rocha, responsável pela 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), uma das gerências responsável por representar a Seduc no Agreste, a melhoria na estrutura das unidades escolares facilita o trabalho dos educadores.
“As escolas estão extremamente agradecidas pelas construções dos ginásios. A atitude deixas os alunos felizes, pois estão praticando a tão sonhada Educação Física, e proporciona aos professores a possibilidade de seguir um cronograma. Agora, a maioria das nossas escolas em Arapiraca têm um ginásio próprio e isto motiva ainda mais os nossos estudantes a ficarem nela. As promessas agora são reais, saíram do papel”, afirma a gerente regional Eliete da Rocha.
Bartolomeu Quintino da Silva, professor da Escola Estadual de Ensino Integral Professora Izaura Antônia de Lisboa (Epial), localizada em Arapiraca, concorda com a opinião da gerente. Para ele, a iniciativa dá autonomia aos estudantes, além de aumentar o sentimento de pertencimento por parte deles.
"Agora [com a construção da quadra] nós temos um horário, um plano anual, cronograma, e podemos nos preparar para as competições que acontecem. O esporte é muito importante, pois tira o jovem do ócio e dá a ele mais saúde, melhorando a sua qualidade de vida", afirma.
Crescimento - Em 2015, das 313 escolas estaduais que declararam o Censo Escolar, apenas 34 afirmaram ter quadras cobertas para realizar as práticas esportivas, ou seja, pouco mais de 10%. Mas a situação mudou, devido ao esforço contínuo do Governo do Estado. Em pouco mais de dois anos, 38 novos ginásios foram construídos, e outros 32 foram iniciados ou estão em fase de licitação.
Estes números, adicionados ao das 34 escolas que declararam o Censo, totalizam 104 ginásios ofertados aos estudantes da rede estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JEAN NOTICIAS INFORMA Filha de Delegado desaparece no Rio São Francisco AL

Jovem de 21 anos morre de acidente na AL 420 em São Miguel dos Campos